A Orla da Praia de Atalaia, em Luis Correia, de acordo com o “Estatuto da Orla” atribui ao Comitê Gestor a obrigação de manter contrato com empresas para fazer manutenção permanente da iluminação, limpeza e retirada da areia das vias e retirada do lixo das areias da praia. A prefeita deve fazer valer e colocar em prática o Estatuto da Orla.
O gerente do Comitê Gestor da Orla de Atalaia, agora nas mãos da prefeita Adriane, pode ser que cumpra suas atribuições. O Comitê é formado por 10 entidades, dentre elas, Ibama, Serviço de Patrimônio da União, Prefeitura de Luís Correia, representantes dos empreendedores da orla, Setur - PI e Sebrae. O órgão foi criado através de decreto governamental como forma de preservar e direcionar ações gerenciais para a orla de Atalaia, entretanto não tem sido atuante nos últimos tempos.
Uma das primeiras intervenções da gerente do comitê seria levar ao conhecimento do governador Wilson Martins algumas propostas discutidas com os permissionários dos restaurantes da Orla da Praia de Atalaia em Luis Correia.
Dentre as propostas reclamadas pelos permissionários está a restauração e manutenção da iluminação da Orla da Praia de Atalaia que está bastante deficiente por conta da falta de um trabalho permanente de manutenção, impossibilitando a visita aquela praia durante a noite.
Outra preocupação é em relação a areia acumulada no calçadão e na nas vias. Para resolver de vez este problema também deveria ser contratada uma empresa de paisagismo que implantaria um sistema de plantas adequadas para reter a areia trazida pelos ventos. Outra reclamação é que nem todos os banheiros públicos estão em funcionamento e alguns já estão carecendo de manutenção.
O Conselho Gestor só terá sucesso se cumprir a obrigação de se reunir de forma sistematizada com os permissionários, sempre procurando encontrar soluções para os inúmeros problemas enfrentados para o bom funcionamento da orla.
A criação de um fundo para garantir a manutenção da orla também poderia ser implantada. Funcionaria como uma espécie de condomínio. Dentre as sugestões que já houvi de um dos permissionários seria feita através de arrecadação mensal dos permissionários, taxa de autorização para ambulantes, contribuição mensal prefeitura e governo do estado. O fundo seria gerido pelo Comitê Gestor com prestação através de balancete mensal e balanço anual.
Uma das reivindicações da população e dos turistas é a Instalação e funcionamento permanente de um PPO para dar segurança, principalmente à noite, uma boa iluminação, para com isso os bares pudessem abrir com maior segurança. Reclamam também que além de um calendário para as temporadas de alta estação. Seria essencial igualmente que houvesse uma programação semanal, incluindo a abertura de pelo menos dois bares à noite diariamente, feito por revezamento, e com música ao vivo, dentre outras alternativas de atrações. O Piauí é o único estado com litoral que não tem uma praia que se possa ir à noite, isto tem que ser trabalhado exaustivamente. Com incentivo da prefeitura e estado, deveria ser construída próximo as barracas uma casa de show e entregue a um permissionário com a obrigação de coloca-la em funcionamento nas condições exigidas pelo Comitê Gestor.
O SEBRAE já vem fazendo um trabalho de qualificação dos serviços das barracas, mas precisa ser mais constante, pois os funcionários das barracas nem sempre são os mesmos e os novos não tem ainda esta qualificação.
O Comitê Gestor da Orla de Atalaia é formado por 10 entidades, dentre elas, Ibama, Serviço de Patrimônio da União, Prefeitura de Luís Correia, representantes dos empreendedores da orla, Setur - PI e Sebrae. O órgão foi criado através de decreto governamental como forma de preservar e direcionar ações gerenciais para a orla de Atalaia.
Principais atribuições do Conselho Gestor da Orla
A gestão da Orla de Atalaia inclui debater responsavelmente questões como o volume do som de automóveis, horário de funcionamento dos serviços, segurança policial e do transito, relacionamento digno com os veranistas que chegam de ônibus nas madrugadas para um dia de lazer na praia, calendário de eventos, qualificação de pessoal, vigilância sanitária, abastecimento de água e esgotamento sanitário, cardápio, conservação e manutenção de equipamentos públicos e controle de qualidade geral. A Praia de Atalaia é a única do litoral do Piauí com um conselho gestor para o controle de qualidade de serviços, respeito ao meio ambiente, atendimento qualificado, cardápio, promoções e eventos.
Funcionar não é apenas manter um bar ou restaurante aberto, o atendimento, em qualquer lugar do mundo, faz a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um destino ou serviço turístico.
Estatuto da Orla prevê que a gestão inclui debater responsavelmente questões como o volume do som de automóveis, horário de funcionamento dos serviços, segurança policial e do transito, relacionamento digno com os veranistas que chegam de ônibus nas madrugadas para um dia de lazer na praia, calendário de eventos, qualificação de pessoal, vigilância sanitária, abastecimento, de água e esgotamento sanitário, cardápio, conservação e manutenção de equipamentos públicos como iluminação, calçadão, banheiros públicos e controle de qualidade geral
Fonte: jornal da parnaiba
0 Response to "Adriane Prado assume a Gerencia do Comitê Gestor da Orla da Praia de Atalaia"
Postar um comentário